Tiahuanaco, o portal do sol

 

Tiahuanaco, o portal do sol

 

É o monumento mais famoso de Tiahuanaco. É uma enorme escultura feita de uma única peça. Tem 3 metros de altura, 1,50 de largura e pesa mais de 10 toneladas.  No topo do monumento a imagem do deus "Viracocha" está rodeada por 48 eflgies, 32 rostos humanos e 16 cabeças de condores.

 

 mistérios

 

Tiahuanaco está espalhada por cerca de 100 toneladas de blocos de arenito que sustentam monólitos com mais de 60 anos. Superfícies lisas com canais requintados se conectam a pedras gigantescas com fechos de cobre perfeitamente ajustados entre eles.  Em blocos de pedra de 10 toneladas, existem buracos de 2,5 metros de comprimento, cuja finalidade é conhecida.

 

 Tiahuanaco

 

 A cidade de Tiahuanaco, Bollvia, hoje um sítio arqueológico, além dos muitos mistérios que cercam seus monumentos, tem um panorama de outro planeta.  A área é árida e qualquer trabalho manual é uma tortura para os residentes não locais, porque está a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.  Um dos engenhos da região se estende por uma área de 4.000 metros quadrados.  São elevações artificiais (įpilares) cujos topos são absolutamente planos.  eles sugerem que existem edifícios enterrados lá.  Seus ilustres arquitetos viveram entre os anos 1580 aC e 1200. Segundo os arqueólogos bolivianos, o que se vê hoje no sítio arqueológico de Tiahuanaco não representa nem 5% do que esta cidade criou no passado.  Esses são capítulos desconhecidos na história, mas você ainda pode ver as pessoas caminhando vagarosamente ao longo das margens do Lago Titicaca.

 

 Lenda

 

 Uma lenda é a única explicação para a origem do povo Tiwanaku..  Ele retrata uma nave espacial dourada, vinda das estrelas.  Nele teria vindo uma mulher, Orjana, com a missão de se tornar a mãe da Terra.  Orjana tinha teias entre os dedos, como nadadeiras em suas mãos.  Ela deu à luz 70 filhos e depois voltou às estrelas.  Na verdade, existem rochas em Tiahuanaco com desenhos que mostram cifras de 4 dedos.  Não há explicação plausível para a origem ou o fim dessa cultura.

 

 grande ídolo

 

 Espécie de soldado esculpido em arenito vermelho, pesa 20 toneladas, tem mais de 7 metros de altura e 27 mil anos.  Foi encontrado no "templo antigo", um edifício de arquitetura primitiva e rústica que contrasta com a riqueza de detalhes e precisão com que os registros astronômicos são gravados no corpo do Grande Ídolo.

 

 aquedutos

 

 Condutores de água em pedra, com 2 metros de comprimento, 0,5 metros de largura e igual altura.  Que povos primitivos teriam sido tão avançados tecnologicamente que pudessem construir, mover.  assentar e juntar esses enormes blocos de pedra?

 

 Calendário

 

 Na lama seca de Tiahuanaco, foi encontrado um colendário pré-histórico que apresenta os equinócios, as estações e as posições da Lua a cada hora, mesmo levando em consideração a rotação da Terra!  Equinócio: momento em que o sol em seu movimento anual aparentemente corta o equador celeste.

 

 Estrada?

 

 Na Bolívia, perto de Santa Cruz, são essas construções de alvenaria alongada.  Seriam estradas para um povo que não usava rodas?

 

 Incas

 

 Estudiosos acreditam que a cultura Inca teve suas origens no povo Tiahuanaco.  Com uma arquitetura única, estrutura social e política, eles construíram um império que se estendeu da Colômbia à Patagônia Argentina até sua aniquilação pelos espanhóis, na primeira metade do século XVI.

 

 Sacsayhuaman

 

 No caminho para Machu Picchu, Peru, estão as ruínas de Sacsoyhuaman.  Fortificações erguidas pelos incas com precisão incomparável, suas paredes de 500 metros de comprimento e 18 metros de altura apresentam ranhuras entre as pedras que, até hoje, a tecnologia não consegue copiar.  Saindo dos fortes de Sacsayhuaman, a poucas centenas de metros, na encosta da montanha e dentro de uma cratera, encontra-se um imenso colosso.  Um monólito que pesa 20.000 toneladas, tem o tamanho de um prédio de 4 andares e foi escavado na perfeição com degraus, rampas em espiral e buracos.  Tudo isso de cabeça para baixo!  Sem dúvida não seria um "hobby" do tempo livre dos Incas.  Que tecnologia teria extraído, transportado e minerado este bloco?  Que forças titânicas estavam em jogo aqui?  E com que propósito?

 

 Vitrificação de rocha

 

 A menos de 300 metros dos monstruosos blocos de pedra de Sacsayhuaman encontram-se vitrificações rochosas que, a rigor, só seriam possíveis com o derretimento de pedras nas mais altas temperaturas.  Aliás, essas formações também podem ser encontradas nas areias dos desertos de Gobi e do Iraque, mas por que essas vitrificações são tão semelhantes às que se formaram durante as explosões atômicas no deserto de Nevada, nos Estados Unidos?

 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
LightBlog
LightBlog