Complexo de Zoser, uma obra "supraterrena '.
Diz-se que o plano para o complexo Zoser em Edfu, Egito, foi criado pelo misterioso e inteligente deus Im-Hotep. É pastor, escritor, médico, arquiteto e santo de uma pessoa.
As ferramentas disponíveis para arar pedras eram como madeira e cunhas de cobre, não adequadas para blocos de granito. No entanto, Im-Hotep está construindo a pirâmide de degraus de Saqqara para seu rei Zoser! Esta obra arquitetônica de 60 metros de altura era perfeita e só poderia ser imitada perfeitamente mais tarde.
A obra é cercada por um muro de 10 metros de altura e 1.600 metros de comprimento, e recebe o nome de "Casa da Eternidade". Como a pirâmide estava em perigo de colapso, o trabalho de restauração começou em 2006. No entanto, em 2011, os eventos da Primavera Árabe obrigaram as autoridades egípcias a suspender os trabalhos que não foram retomados até o final de 2013. A restauração da Pirâmide Djoser incluiu a substituição das lacunas em suas paredes por blocos semelhantes aos blocos originais. A tumba e o sarcófago do faraó, bem como os estreitos corredores internos da pirâmide, também foram renovados.
A restauração custou cerca de 6,6 milhões de dólares americanos (equivalente a 5,83 milhões de euros) e será aberta ao público em 2020.
Vídeo de Peggy und Marco Lachmann-Anke do Pixabay

Postar um comentário